Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

+ Motores

Portugal pode receber próxima edição dos FIA Motorsport Games

2.8kvisualizações

Em entrevista à VMotores, Ni Amorim, presidente da FPAK assumiu estar já a trabalhar nesta candidatura e aponta o Autódromo do Algarve como o palco ideal.

No início de Dezembro, decorreu a habitual assembleia geral FIA, no Mónaco, onde saíram as decisões finais sobre calendários e regulamentações para 2020 e para as próximas épocas. Ni Amorim, presidente da FPAK, representou Portugal e, no rescaldo da sua presença, a VMotores entrevistou o líder federativo, em exclusivo.

Uma das grandes novidades saídas da conversa, passou pelo anúncio de que a FPAK está já a trabalhar numa candidatura portuguesa a receber a próxima edição dos FIA Motorsport Games.

A 1ª edição dos FIA Motorsport Games realizou-se no circuito ACI Vallelunga, Campagnano di Roma, de 1 de novembro a 3 de novembro do ano que agora termina e incluiu competição nas modalidades de GT, TCR Touring Car, Fórmula 4, Drift, Karting e eSports. Participaram 166 pilotos de 49 nações, distribuídos pelas 6 disciplinas.

 Apenas pilotos com estatuto Prata ou Bronze foram autorizados a competir. Os promotores do evento foram a FIA e a Organização Stéphane Ratel (SRO). Roma foi a cidade que sediou a cerimônia de abertura. Portugal foi representado por seis pilotos em quatro categorias: Diogo Correia no Drifting Cup, Matilde e Martim Fidalgo no Slalom Karting Cup, Mariano Pires na F4 Cup e Miguel Ramos e Henrique Chaves na GT Cup.

Destaque para Matilde e Martim Fidalgo que deram a Portugal o melhor resultado com um 4º lugar, enquanto Diogo Correia também brilhava, ao ser 5º.

Agora é Portugal que vai a jogo, com uma candidatura a receber o evento. Ni Amorim enquadra esta intenção na atenção que a FPAK dá “ao que se passa lá fora, no sentido de tentarmos atrair mais provas internacionais para Portugal. Naturalmente que a concorrência é muito grande. Portugal é um país pequeno, distante do centro e do norte da Europa e, portanto, não é fácil.

Destaca que “os Motorsport Games são um evento internacional importantíssimo. Nesta 1ª edição, Portugal esteve representado no Karting, no Drift,nos GT, na F4 e os nossos pilotos estivearm muito bem, dando uma excelente imagem do nosso país e do nosso nível competitivo”. Realça ainda que “este evento é um dos mais importantes entre os que se vão realizar mundialmente, nos próximos quatro a cinco anos” e, como tal, é, no seu ponto de vista,enquanto “português e presidente da FPAK, um evento que Portugal pode receber. Temos condições para nos candidatarmos a recebê-lo no futuro próximo e já estou a trabalhar nesse sentido”.

Ni Amorim já olha para a frente e para a dura batalha que se pode seguir. Reconhece que “depois desta primeira edição em Itália, existem muitos países em bicos de pés para receberem este evento nos próximos anos mas, acho que Portugal tem excelentes condições e devemos aproveitar toda a nossa capacidade para atrair mais este grande evento FIA.

Quanto ao local, não tem dúvidas. Para o homem forte da FPAK, o “Circuito do Algarve, em Portimão, tem todos as condições para se candidatar a este evento. Aliás, a infraestrutura tem tudo para receber quase toda a tipologia de eventos FIA. O circuito de velocidade é um dos melhores do mundo, o kartódromo tem o mais alto grau internacional de homologação, está quase concluído um traçado de “cross country” nas imediações e passam classificativas do Rali do Algarve muito próximo, bem como troços em terra”.

Sendo assim, remata que “temos todas as condições para receber os FIA Motorgames, até numa versão com mais modalidades dos que as que existiram em Itália, neste primeiro ano.Agora, sabemos que a luta vai ser dura. Vamos ter de enfrentar circuitos como os de Paul Ricard, fortíssimo e francês, com argumentos pesados, mas também temos os nossos!”

Deixe uma resposta