Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Lifestyle

Veículos Ford Conectados Alertam os Condutores de Perigos no Seu Trajecto

671visualizações

Saber o que se vai encontrar após uma curva cega pode ser, na maioria das vezes, muito útil, mas para os condutores esse conhecimento pode mostrar-se ainda mais importante.

Fruto de uma nova tecnologia de conectividade automóvel da Ford, isso passa a ser uma realidade. A função de Informação de Perigo na Via (IPV) marca um passo significativo rumo a uma infraestrutura de transportes conectados, ajudando os condutores a prepararem-se e, potencialmente, evitar determinados perigos na estrada.

Quando estes se deparam com filas de carros repentinas, acidentes ou derramamento de cargas, possivelmente ainda sem estar a ver essas situações, a sua viatura pode receber um aviso prévio. Tal também se pode aplicar a outras situações, de tempestades de granizo, a inundações repentinas, ou até mesmo deslizamentos de terras. O despoletar do sistema, ocorre de acordo com as situações que se apresentam no percurso mais à frente. Pode activar os airbags, fazer piscar as luzes de aviso de perigo, ou os limpa para-brisas. Os anteriores sistemas de alerta de incidentes de trânsito contavam com o input de informações por parte dos condutores para que se gerassem alertas. A função de IPV opera de forma autónoma, sem a necessidade de qualquer interacção do condutor, para gerar informações e emitir avisos. Os perigos apenas serão exibidos se o sistema identificar que o incidente é susceptível de ter algum impacto na viagem do condutor, surgindo directamente no ecrã do painel de instrumentos.

A IPV foi projectada para ser mais benéfica para os condutores do que as informações de perigo obtidas a partir dos actuais sistemas de transmissão via rádio, que muitas vezes entregam notificações que não são relevantes. De série, no novo Ford Puma, sem custos associados no primeiro ano, a função IPV está a ser integrada em mais de 80 por cento da gama de veículos de passageiros da Ford, processo que decorre até ao final do presente ano. Acrescente-se que este benefício não se limitará, apenas, aos que viajam a bordo de modelos da Ford, pois as informações enviadas podem ser usadas para alertar os condutores de veículos de outros fabricantes e vice-versa.

Deixe uma resposta