Automóveis

Novo Peugeot Landtrek: proposta francesa para o mundo dos “pesos-pesados”

669visualizações

A internacionalização da marca Peugeot intensifica-se com o novo Peugeot Landtrek, que entra no segmento das pick-ups de 1 tonelada. Em constante evolução, este segmento representa mais de 2,4 milhões de vendas anuais em todo o mundo.

O novo Peugeot Landtrek integra os argumentos incontornáveis do segmento: três toneladas de capacidade de reboque, tecnologia embarcada, capacidades de transposição de obstáculos, robustez e facilidade de reparação. A conceção foi desenvolvida pela marca em estreita ligação com diversos fornecedores internacionais de referência (Europa, Japão, EUA, etc). Esta colaboração permitiu criar uma pick-up totalmente nova, ao nível dos melhores padrões do mercado.

As especificações da Marca impuseram um design robusto para fazer do novo Peugeot Landtrek uma ferramenta de trabalho funcional e durável, sem deixar de ser também totalmente compatível com a utilização em atividades de lazer, ao ar livre. Sem compromissos em termos de fiabilidade, o novo modelo foi duramente testado ao longo de mais de dois milhões de quilómetros, em todo o tipo de terrenos, e sujeito a todas as condições meteorológicas.

As dimensões estão dentro dos padrões do mercado, com um comprimento de 5,33 m na versão de cabine dupla e 5,39 m na versão de cabine simples, tendo ambas 1,92 m de largura.

Os clientes das pick-ups de 1 tonelada necessitam de grandes capacidades de transporte, pelo que o Peugeot Landtrek conta com a caixa de carga mais versátil e com mais arrumação do segmento.

Em todos os casos, a carga útil é superior a 1 tonelada e, em algumas versões, pode mesmo alcançar 1,2 toneladas. Além disso, esta zona de carga é iluminada a LED e permite a ligação de acessórios através de uma tomada dedicada de 12 V. De realçar a capacidade de reboque até 3 toneladas de modo a satisfazer todas as necessidades.

Para os que necessitam de transportar objetos de grandes dimensões e longos, as versões de cabine simples estão disponíveis sem pára-choques traseiro, beneficiando, assim, de uma porta de abertura a 180 graus.

Estilo moderno e atrativo

O design exterior impõe-se com uma personalidade assertiva. Perfeitamente integrado na atual gama de modelos da Marca, o Peugeot Landtrek incorpora todos os códigos: grelha vertical com o Leão em posição central e assinaturas luminosas LED (consoante as versões).

Inspirado noutros veículos da Marca, o desenho das jantes de liga leve foi otimizado para garantir a melhor robustez perante uma utilização intensa: 4×4, cargas pesadas ou autoestrada.

O interior apresenta-se bem-adaptado ao segmento das pick-up, integrando, entre outros elementos, um volante de dois braços semelhante ao do Peugeot 3008 e um ecrã HD de 10” na parte superior do tablier, inspirado no Peugeot 508, o modelo topo de gama da Marca. O estilo e a confeção dos bancos adotam os códigos das mais recentes criações Peugeot .

Conectado e Tecnológico

O Peugeot Landtrek possui equipamentos de conforto de última geração, herdados dos SUV da Marca, bem como conectividade avançada (tomadas USB/Bluetooth), climatização automático bizona, ecrã tátil 10’’ HD compatível com Apple CarPlay™ /Android Auto™ e um disco rígido de 10 GB.

A segurança é assegurada por 6 airbags e um ESP. O condutor pode também contar com o sistema de Alerta de transposição de faixa, um alerta sonoro e visual que ajuda a manter o veículo na faixa (consoante das versões).

Tal como os outros veículos da Marca, os faróis das versões topo de gama estão equipados com assinaturas luminosas LED, tanto à frente como atrás.

O veículo pode dispor de 1 a 4 câmaras para facilitar manobras, tanto em cidade como nos caminhos. A câmara off-road (no retrovisor do passageiro) e a visão panorâmica a 360 graus ajudam o condutor na transposição de obstáculos ou em passagens estreitas. As câmaras podem, também, ser configuradas para deteção automática de obstáculos.

Adaptado a todas as utilizações e a todos os terrenos

Seja qual for a sua utilização, cidade, estrada, autoestrada ou terrenos acidentados, o Peugeot Landtrek dispõe de uma gama de motores adaptados a cada caso, desde o diesel, com1,9 litros de cilindrada e potência de 150 CV, ao motor a gasolina, turbo com 2,4 litros de cilindrada, debitando 210 CV de potência.

Com uma linha de cintura elevada e uma grande distância ao solo (até 235 mm, consoante a versão), o Peugeot Landtrek possui todas as caraterísticas associadas ao universo das pick-up, e está disponível com 2 ou 4 rodas motrizes.

Nas versões 4×4, a transmissão dianteira é acionada através de um comando dedicado. Isto permite ao condutor selecionar 2 modos, o4H (4 High speed): para uma utilização normal em todo-o-terreno e o 4L (4 Low speed) com relações curtas.

Por fim, o diferencial traseiro está equipado com o sistema eLocker com desbloqueio automático, que proporciona um aumento de tração quando é detetada uma roda a patinar por falta de aderência. A versão 4×4 oferece ao novo Peugeot Landtrek uma polivalência que lhe permite estar à vontade em qualquer lugar, a qualquer momento e sob quaisquer condições meteorológicas

Os pneus Mud and Snow (M+S) são adequados para todos os tipos de terreno. O veículo vem equipado com roda sobressalente de dimensões normais e conta com diversas proteções de série, tais como proteção do cárter do motor e palas dianteiras e traseiras.

Em caso de um obstáculo de grandes dimensões, a câmara de 360 graus atua também como câmara off-road.

Com entrada em comercialização no final deste ano, o novo Peugeot Landtrek corresponde às exigências do segmento das pick-up de 1 tonelada, trazendo consigo todos os conhecimentos da marca. Antes da sua implantação noutros países, os primeiros mercados de comercialização serão a América Latina e a África subsariana. Não está prevista a sua comercialização na Europa.

Deixe uma resposta