Automóveis

O DS 9 é a nova grande berlina da marca francesa para o mercado mundial

1.1kvisualizações

Altamente sofisticado e recheado de tecnologia, o DS 9 incorpora a excelência francesa da DS num mercado automóvel em rápida evolução. Assente na motorização E-TENSE plug-in hybrid, o DS 9 está destinado a responder às futuras legislações globais e locais, podendo ser conduzido com zero emissões de CO2.

Após o DS 7 CROSSBACK e o DS 3 CROSSBACK, surge agora este novo modelo, uma grande e elegante berlina posicionada no lugar de topo da nova gama da marca premium francesa. Com o DS 9, a DS Automobiles reforça os seus argumentos em competência, design, sofisticação e tecnologia, com uma visão mundial.

Com 4,93 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e jantes de grandes dimensões, com 690 mm de diâmetro, o DS 9 causa uma impressão de maior impacto do que outras berlinas da sua classe. O modelo assenta numa nova declinação da arquitetura EMP2 (Efficient Modular Platform 2), com uma distância entre eixos jamais alcançada, o que beneficia muito os passageiros atrás. O seu design revela uma silhueta elegante, com um óculo traseiro fortemente inclinado, ao estilo fastback.

Post-production : Astuce Productions

Com uma arquitetura de três volumes, o DS 9 prossegue a tradicional linguagem de design da DS Automobiles, com uma frente expressiva marcada pelas DS WINGS e o design paramétrico da grelha, com o seu efeito diamante tridimensional, que reforça o caráter e acentua o relevo. No capô destaca-se o sabre guilhochado ‘Clous de Paris’, sendo a primeira vez que esta assinatura de interior da DS surge fora do habitáculo.

Numa alusão direta ao DS original de 1955, o DS 9 revela também formas cónicas nas extremidades exteriores do tejadilho. Inspiradas na lendária berlina, elas foram redesenhadAs para acolher novas luzes traseiras, que assinalam a presença do DS 9.

E-TENSE: sistema híbrido com potências até 360 cavalos

O DS 9 começará por ser proposto com um novo propulsor E-TENSE plug-in híbrido, composto por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor elétrico, com uma potência combinada de 225 cv e com uma capacidade de autonomia entre os 40 e 50 quilómetros (WLTP) em modo zero emissões, graças a uma bateria de 11,9kWh.

Acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 cv) e um binário de 320 Nm. Este propulsor é utilizado no arranque, no aumento da aceleração a qualquer velocidade e na condução em modo zero emissões, até aos 135 km/h. Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque. É complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% elétrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. O modo E-TENSE Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor elétrico, ajustando o mapeamento do pedal do acelerador, caixa de velocidades, direção e suspensão pilotada.

Post-production : Astuce Productions

O DS 9 utiliza um sistema de recuperação de energia que recarrega a bateria nas fases de desaceleração ou travagem, reforçado com uma função de travagem evoluída, ativada ao puxar para trás o seletor da caixa de velocidades (função “B”). Além disso, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria para cumprir determinadas secções do percurso no modo Zero Emissões (um dos vários níveis disponíveis) quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou exclusivas para Baixos Níveis de Emissões (BNE). O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h30, em pontos de carregamento domésticos ou públicos, utilizando, para o efeito, o cabo fornecido de série.

Muito em breve, a gama será reforçada com mais dois propulsores E-TENSE: um primeiro com 250 cv, tração dianteira e maior autonomia (disponível na China logo desde o lançamento), e um segundo com 360 cv e tração integral inteligente. Será também lançada uma versão apenas com motor a gasolina PureTech de 225 cv. Todas as versões estão equipadas com caixa uma automática de oito velocidades, suave e rápida.

Post-production : Astuce Productions

DS LOUNGE: savoir-faire francês ao serviço da viagem

Com a sua longa distância entre eixos de 2,90 metros, o DS 9 oferece uma grande generosidade de espaço nos bancos traseiros. Os bancos são aquecidos, refrigerados e com massagem, uma estreia na classe. O apoio de braço central tem um papel importante no conforto geral, apresentando características típicas de segmentos superiores, como o revestimento em couro, os espaços de arrumação com fichas USB integradas, os comandos da função de massagem dos bancos e a iluminação de boas-vindas multicolor.

Criado em França e produzido na China, o DS 9 será comercializado em todo o mundo, estando o início das vendas agendado para o primeiro semestre de 2020.

Deixe uma resposta