Foi um fim de semana complicado em Sever do Vouga. A mecânica do Citroen Saxo foi madrasta para as aspirações do bicampeão nacional, neste arranque do campeonato onde busca o tri.
O arranque do Campeonato de Portugal de Ralicross 2020 revelou-se atribulado para Pedro Tiago. Apresentando-se em Sever do Vouga com o estatuto natural de grande favorito na Divisão Nacional A 1.6, pela dupla coroa de campeão nacional que ostenta, fruto das vitórias nos campeonatos de 2018 e 2019, Pedro Tiago estava “confiante em tudo o que fizemos para preparar esta época, mas, no desporto motorizado, as surpresas e os revezes estão ao virar de cada curva!”.
As “hostilidades” competitivas abriam com os treinos. Aí, o bicampeão impôs a sua lei, sendo o único a baixar do segundo 40, colocando toda a concorrência em sentido.
Mas, logo na manga inicial, o motor do Citroen Saxo falhou e forçou Pedro Tiago “a rodar num ritmo muito lento, tudo fazendo para tentar chegar ao fim da manga, pensando nos pontos necessários para estar na final. Logo ali suspeitei que o problema seria sério e, mal cheguei à assistência, percebemos que não seria possível alinhar na segunda manga e que estávamos perante um trabalho que iria exigir muitas horas”.
A “noitada” foi dura para a equipa de mecânicos, mas, na manhã de domingo, o Citroen Saxo já rugia e estava pronto para os desafios da jornada final. Pedro Tiago destaca “o magnífico trabalho da minha equipa. Estiveram praticamente todo o fim do dia de sábado e toda a madrugada a trabalhar para solucionarem o problema. Foram enormes!”.
A 3ª e a 4ª corrida viram um Pedro Tiago a dar tudo, mesmo sentindo que “o carro não estava perfeito e estive sempre com receio de que o problema de motor voltasse. Mas sabia que tinha de dar o máximo para conseguir um lugar na final e, dentro do possível, com um bom lugar na grelha de partida”. Um 3º e um 4º lugar colocaram o bicampeão nacional na primeira fila da grelha de partida, com as aspirações intactas para a decisão final.
Mas no “momento da verdade”, voltou o problema no motor do Saxo, forçando Pedro Tiago a “dosear o andamento, num compromisso entre fazer tudo para terminar e conseguir o melhor lugar possível”. Só o seu talento tremendo lhe permitiu segurar o 3º lugar e, dessa forma, começar a época com um pódio que “é satisfatório, atendendo a tudo o que sofremos. Não era este o início de Campeonato que gostaríamos de ter, mas as corridas são mesmo assim. Iremos resolver os problemas e continuar focados na renovação do título. O campeonato é longo e ainda temos bastantes provas pela frente”.
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