Lifestyle

Ford quer carros mais silenciosos

876visualizações

Houve um tempo em que os condutores tiveram de gritar para se fazerem ouvir acima de certas velocidades. Os carros modernos assemelham-se a oasis de calma onde as conversações e a música são claramente audíveis, mesmo com volume baixo.

A “Whisper Strategy” da Ford oferece muitas pequenas melhorias ao redor do veículo que fazem a diferença, ajudando a tornar as viagens mais confortáveis e menos cansativas para condutores e passageiros.

Para o novo SUV Kuga, a Ford estudou os elementos geradores de ruído desde a suspensão até à vedação das portas para ajudar a encontrar maneiras de optimizar o refinamento interior.As perfurações que foram introduzidas nas almofadas laterais dos assentos de pele do Kuga Vignale reduziram a área total de superfícies planas dentro do habitáculo, ajudando a absorver e a não reflectir o ruído.

Os escudos de som aerodinâmicamente ajustados foram incluídos em baixo da carroçaria do veículo, ajudando a limitar o ruído da estrada e do vento que entra do lado de fora.Os engenheiros Ford testaram, durante 2anos, 70diferentes pneus em diferentes superfícies de alcatrão, empedrado irregular, em condições húmidas e secas e em uma variedade de velocidades para encontrar as condições exactas para manter o ruído da estrada no mínimo, ao mesmo tempo que forneciam elevados níveis de conforto e aderência. Os canais atrás dos painéis externos que permitem ocultar a passagem de cabos, fios e componentes para outras áreas são mais pequenos e estreitos para limitar o fluxo de ar no interior.

“A ‘whisper strategy’ é desenhada para tornar as viagens tão silenciosas quanto possível–desde a absorção do som através de assentos perfurados até ao teste de dezenas de pneus, ouvindo cuidadosamente o padrão de som criado por cada um.” refere Glen Goold, engenheiro chefe de programa.

A possibilidade de conduzir sem motores a combustão permite viagens mais silenciosas. O KugaPlug-In Hybrid combina combustão, motor eléctrico e gerador e uma bateria de iões de lítio de 14.4 kWh para uma capacidade condução puramente eléctrica a zero emissões. Recorrendo ao EV Now, os modos de condução desligam o motora combustão e accionam o veículo usando apenas a bateria e o motor eléctrico, atingindo um nível de ruído de estrada no interior de apenas52dB(A) em testes controlados – o equivalente a uma chuva suave.

O Kuga Plug-In Hybrid Vignale também recorre à tecnologia Active Noise Cancellation. O sistema trabalha como o popular noise-cancelling nos headphones – detectando suaves mas não desejados sons no habitáculo através de microfones estrategicamente colocados, neutralizando-os com uma onda sonora no sentido oposto, desde o B&O Sound System.

Um teste* levado a cabo pela Ford mostrou que os ocupantes num novo Ford Kuga Plug-In Hybrid experimentam níveis de ruído interior que representam um quarto do ruído ouvido pelos seus avós em 1966 num Ford Anglia. A maior parte das pessoas percebe um som duplamente mais elevado que outro quando este seja aproximadamente 10 decibéis mais elevado.

Deixe uma resposta