Lifestyle

Lexus UX 300e: o 100% ELÉTRICO que traz uma revolução silenciosa

902visualizações

Novo crossover urbano apresenta baixos níveis de ruído, vibração e aspereza, que são líderes na sua classe. Motorização 100% elétrica, aerodinâmica avançada e extenso isolamento de ruido contribuem para uma viagem quase silenciosa.

 
Ao longo de mais de 30 anos, a tranquilidade a bordo tem sido uma premissa para todos os modelos Lexus. Uma exigência fundamental para o ultra elegante sedan de luxo LS 400, em 1989, foi que o nível de ruído no habitáculo não excedesse 58 dB ao circular a velocidades de 100 km/h, tornando-o mais silencioso do que qualquer um dos seus rivais europeus. Esse objetivo tornou-se numa obsessão para muitos dos 4.000 designers, engenheiros e técnicos que trabalharam na conceção do automóvel. Nasceu, assim, uma revolução silenciosa, que viria a ocupar uma parte essencial do ADN do fabricante de luxo e que encontra a sua mais recente expressão no novo Lexus UX 300e.

Os engenheiros que trabalharam no primeiro Lexus totalmente elétrico – o novo UX 300e – aperfeiçoaram o isolamento da carroçaria, da motorização e do habitáculo, para chegar a um crossover que procura redefinir o termo “silencioso”. O foco na tranquilidade a bordo é uma herança que remonta ao primeiro Lexus.

“A serenidade do habitáculo é parte essencial do ADN da nossa marca. Este primeiro Lexus 100% elétrico deu oportunidade aos nossos engenheiros para oferecerem essa qualidade de forma nunca antes vista”, destaca Pascal Ruch, diretor da Lexus Europa

O estudo de padrões de ruído de outros veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV) de luxo, levou a que fossem tomadas ações específicas para reduzir o ruído sentido dentro do habitáculo. Elevando a redução de ruído aerodinâmico a outro nível, o UX 300e vem equipado com inovadoras alhetas aerodinâmicas na grelha frontal inferior, que abrem e fecham automaticamente, dependendo do estado da bateria, reduzindo o coeficiente de arrasto do carro de 0,33 para 0,31. Também exclusivo do UX 300e, e projetado para reduzir ainda mais o ruído, a superfície inferior da bateria foi suavizada. As proteções inferiores foram ampliadas, criando uma estrutura aerodinâmica na parte inferior da carroçaria.

Os pneus de 18″ reforçam a tranquilidade a bordo do UX 300e e enfatizam a excecional estabilidade e dinâmica, ao passo que os pneus de 17″ oferecem o menor RRC (coeficiente de resistência ao rolamento) entre pneus semelhantes, permitindo uma grande capacidade de resposta e um excelente desempenho ao nível de ruido e vibração.

É na premiada fábrica de Kyushu da Lexus que se fabrica o UX 300e. Antes de embarcarem, todos os automóveis são verificados e avaliados minuciosamente em instalações específicas e na “Sala Silenciosa” designada ‘Quiet Room’, onde os artesãos Takumi da Lexus, com os seus ouvidos e dedos treinados, detetam e retificam o mais pequeno ruído ou vibração, sentida no habitáculo.
 
“Uma vez sentados ao volante do novo UX 300e, os condutores vão perceber instantaneamente como elevamos os valores lendários da Lexus, de tranquilidade, fiabilidade e os três C’s (conforto, controlo e confiança) a novos níveis”, refere Takashi Watanabe, Engenheiro-Chefe do UX 300e.
 
O Lexus UX 300e, tem lançado previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.

PUB.

Deixe uma resposta