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Os protocolos de homologação NEDC e WLTP explicados pela PEUGEOT

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Estes dois protocolos têm o mesmo objetivo: medir os poluentes regulamentados (CO/HC/Nox/partículas) e o consumo expresso em CO2 de um novo veículo, ao longo do ciclo de condução. Contudo, um dos testes será substituído pelo outro.

Introduzido em 1992, o protocolo NEDC (New European Driving Cycle) tornou-se desatualizado e, desde setembro de 2017, tem vindo a ser gradualmente substituído pelo protocolo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), o qual está muito mais próximo das condições reais de utilização dos veículos.

O WLTP substituiu oficialmente o protocolo anterior NEDC em setembro de 2017 para os automóveis de passageiros, e em setembro de 2018 para os veículos comerciais ligeiros (Classe II e III).

De forma a não provocar situações dúbias entre os consumidores no que respeita aos valores NEDC e WLTP foi criada uma fase de transição prolongada em vigor desde setembro de 2017 até janeiro de 2021. Durante este período, e consoante o país, os valores de consumo de combustível e de CO2 utilizados para classificações energéticas, em brochuras comerciais, material publicitário e websites podem ser NEDC, WLTP ou ambos. Contudo, cada país tem de utilizar sempre a mesma opção para todos os construtores.

Os valores WLTP são utilizados na Finlândia desde setembro de 2018, em Portugal desde janeiro de 2019 e em França desde março de 2020. Alguns países europeus continuarão a usar os valores de CO2 em NEDC até dezembro de 2020 (por exemplo, Itália, Espanha, etc.).

O protocolo World-wide harmonized Light Vehicle Test Procedure (Procedimento Mundial Harmonizado de Testes em Veículos Ligeiros), ou WLTP, mede os valores regulamentados de poluentes (CO/HC/Nox/partículas) e de consumo expresso em CO2, ao longo deste ciclo de testes.

Este novo método, ou protocolo, estabeleceu condições de teste mais realistas de forma a fornecer aos clientes informações mais representativas.

Os testes são supervisionados pelos Serviços Técnicos com base em ciclos de condução padronizados (tempo, velocidade, equipamento presente no veículo, temperatura, etc.) iguais para todos os construtores.

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