Velocidade

Toyota com a “pole” em Le Mans e Albuquerque dominou nos LMP2

1.1kvisualizações

A marca nipónica vai ter o seu carro número 7 na frente da grelha de partida para a 88ª edição das 24 Horas de Le Mans e procura o terceiro triunfo consecutivo no Circuito de la Sarthe. Filipe Albuquerque sai na frente do pelotão dos LMP2.

Foi o nipónico Kamui Kobayashi que estabeleceu a melhor marca. Aos comandos do Toyota TS050 que aprtilha com Mike Conway e José María López, rodou em 3.15’267s, sendo a terceira vez que alcança este feito. O piloto japonês mostrava-se “muito feliz por estar oura vez na pole. A equipa fez um trabalho fantástico e o carro estava perfeito. Na segunda tentativa, dei tudo para alcançar o recorde da pista mas, já no terceiro e ultimo setor, o tráfego impediu-me de chegar lá”.

A sua marca foi 0,555 segundos mais lesta do que a estabelecida pelo Rebbellion nº 1 que provocou uma pequena surpresa ao garantir um lugar na primeira linha da grelha, relegando o Toyota nº 8 para o terceiro lugar na sessão reservada à “Hyperpole”.

Filipe Albuquerque liderou qualificação entre os LMP2

Já o português Filipe Albuquerque, acompanhado por Phil Hanson e Paul di Resta colocou o Oreca da equipa United Autosports na frente da grelha dos LMP2. Sempre muito rápido, Albuquerque está a demonstrar que quer dar seguimento à senda vitoriosa desta temporada.

Apesar da posição na grelha não ser propriamente significativa para 24h de corrida, a realidade é que todos os pilotos querem sair na frente: “O nosso Oreca está com um excelente andamento, por isso se tudo correr dentro da normalidade vamos estar na luta. Temos os objectivos muito bem definidos: lutar pela pela vitória. Estamos na liderança do campeonato, queremos ser campeões e por isso não podemos ser modestos nas ambições mesmo que a prova em causa seja as 24h de Le Mans. Vamos dar o nosso melhor”, concluiu Albuquerque .

Por sua vez António Félix da Costa ficou “à porta” de poder disputar a “Hyper Pole” mas, nos últimos segundos da qualificação, viu-se relegado para o 7º lugar, fora dos seis primeiros que avançariam para a discussão final. O piloto português campeão de Fórmula E está em Le Mans integrado na equipa JOTA, aos comandos de um Oreca 07 – Gibson que partilha com Anthony Davindson e Ricardo Gonzales.

A edição 2020 da prova francesa arranca amanhã, sábado pelas 13.30h e terá transmissão integral no Eurosport. Todos os resultados podem ser consultados em: http://fiawec.alkamelsystems.com/.

Deixe uma resposta