Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Ralis

XX Além Mar Rali TAC marca regresso dos grandes eventos à Terceira

751visualizações

Foi apresentado no passado sábado o XX Além Mar Rali TAC, a prova que, nos próximos dias 4 e 5 de junho, vai abrir o campeonato açoriano da modalidade, dando igualmente início ao Troféu de Ralis de Asfalto e ao novo Desafio Kumho Asfalto Açores.

O evento, a cargo do Terceira Automóvel Clube marca ainda o regresso dos grandes eventos públicos à Ilha Terceira, o que, dada a afición dos adeptos locais, faz adivinhar uma enchente nas estradas que, como também se sabe, deverão ter a sua circulação cuidadosamente limitada. É extenso o élan de apoios e consensos que os ralis merecem na ilha lilás açoriana – que dá aliás nome à prova mais antiga do TAC –, fazendo da modalidade um fulcro de orgulho pelo que já foi conseguido.

O TAC é uma instituição de créditos firmados, condição que também contribuiu para efetivar a candidatura da prova do próximo mês ao Campeonato de Portugal (CPR) em 2022. Essa difícil tarefa terá o lado positivo de mostrar melhor ao país o que se faz de bom a este nível na Ilha Terceira. Também assente nos apoios consagrados pelo Governo Regional dos Açores, pelas duas autarquias locais – Angra do Heroísmo e Praia da Vitória -, assim como das demais autoridades competentes e patrocinadores – neste caso, com a Fábrica de Tabaco Estrela à cabeça -, que se uniram à causa da terra dos bravos ter um rali no CPR do próximo ano.

Quanto à prova em si, destaque para o aumento de quilometragem em PE – face à já referida candidatura – vai ter 10 classificativas, num total de pouco mais de 90 quilómetros ao cronómetro. O XX Além Mar Rali TAC começa sexta feira (dia 4), com as míticas Veredas (5,33 kms), pelas 18h40, seguindo uma passagem por Viveiros (6,62 kms), às 19h00. Antes disso, e durante a manhã haverá um Shakedown de 2,5 kms, desenhado perto do Parque Industrial da Achada.

No sábado, dia 5, duas rondas duplas, com a parte matinal, a partir das 10h30, a juntar as PE Ribeirinha (11,96 kms) e Ginjal (9,80 kms), ambas na Bacia Leiteira. De tarde, ida até ao concelho da Praia da Vitória, para se correrem Vila Nova (7,68 kms) e Serra do Cume (9,90 kms), com início às 15h15. Um conjunto de classificativas com seções bastante rápidas e bom piso, prevendo-se um rali fácil de reconhecer e com bons acessos. Mesmo se estarão condicionados pelos já frisados cuidados de saúde pública motivados pela pandemia. A chegada do rali será às 18h05, na Monumental Praça de Toiros Ilha Terceira, a que se vai seguir a entrega de troféus, no mesmo local.

Deixe uma resposta