Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Ralis

Nelson Silva “vivemos um rali épico em Vieira do Minho!”

764visualizações

A prova de abertura da época de 2023 transformou-se num desafio hercúleo para Nelson Silva e Paulo Silva, aos comandos do Toyota Yaris Proto da JPGS. Conseguindo ultrapassar todas as dificuldades da prova montada pelo Motor Clube de Guimarães, a dupla saiu do Alto Minho com uma boa operação pontual.

O Rali de Vieira do Minho proporcionou ao plantel de equipas que alinharam à partida do primeiro rali da temporada de 2023 um “menu só para duros”. Neve, lama, chuva, frio e nevoeiro, numa mistura que tornou as icónicas especiais da Serra da Cabreira num desafio onde as armadilhas passaram a ser norma ao longo dos quase setenta quilómetros de troços cronometrados que seriam feitos pelo pelotão.

Nelson Silva e Paulo Silva começariam a prova com o “pé esquerdo”: “logo na Super-Especial de abertura deitamos tudo a perder quanto a um resultado entre os primeiros. Tivemos problemas de travões e fiz um pião, perdendo muito tempo”, revela o piloto.

Com as condições climatéricas cada vez mais deterioradas, a dupla optou por “um início de etapa muito cauteloso, que nos fez perder mais tempo. Fui ganhando confiança, melhoramos muito e nas últimas duas especiais já estivemos com um bom ritmo”, refere Nelson Silva que reconhece que “nunca tinha conduzido nestas condições. Na passagem da tarde pelo troço que tinha sido anulado na parte da manhã, estivemos sempre em risco. Não havia condições mínimas e, prova disso, foram os muitos despistes que aconteceram. Foi uma autêntica roleta, mas, felizmente, ultrapassamos aquele que foi o momento mais arriscado da prova e rodamos cada vez mais rápido na parte final da prova”.

Nelson Silva enfatizaque “mais do que o resultado, que acabou por não ser mau, o lado mais positivo deste rali prende-se com ter sido uma boa oportunidade para evoluir a minha condução em condições extremas e podemos ainda beneficiar de paisagens incríveis, com a Cabreira coberta de neve. Foi único!”.

O Top 9 entre os Promo e o Top 8 nas contas do Promo Norte deixam o vianense “um pouco frustrado. Ambicionávamos muito melhor, mas, atendendo às circunstâncias em que decorreu a prova, foram dois resultados positivos, recolhemos pontos que podem vir a ser preciosos com o desenrolar da época”.

Por outro lado, o piloto de Viana do Castelo mostra-se muito satisfeito com “o atual nível de preparação do nosso Toyota Yaris Proto. Foi necessário muito esforço da nossa equipa técnica, mas, finalmente, temos o carro a chegar ao ponto que queríamos, mostrando muita fiabilidade e permitindo que eu me vá habituando mais, ganhando mais confiança, para poder começar a extrair o tremendo potencial que o carro tem”.

Por seu lado, o navegador Paulo Silva considerou que “conseguimos fazer um bom Rali tendo em conta as difíceis condições climatéricas. O Toyota esteve em grande nível assim como o Nelson, que rali a rali vai evoluindo e tornando-se muito competitivo. A evolução é notável!”.

Os ralis Casinos Do Algarve e Terras D’Aboboreira serão os desafios seguintes da dupla que defende as cores da JPGS, aos comandos do Yaris Proto preparado pela JC Motorsport by Neighbours.

Deixe uma resposta