Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Automóveis

Mazda MX-5 2023: nova geração chega a Portugal

654visualizações

A Geração 2023 do icónico roadster Mazda MX-5 apresenta-se com uma renovada estrutura de gama, em que se oferece um vasto leque de conteúdos logo a partir das versões de acesso, para além de novas opções de cor para as carroçarias e para as capotas de lona, bem como refrescados acabamentos interiores.

Começando pela palete de cores, o destaque assenta na nova cor exterior Zircon Sand, que vem substituir o tom Polymetal Grey, aqui com a particularidade da capota de lona do roadster MX-5, de abertura e fecho rápido e simples, estar agora disponível em tom castanho, em vez do habitual acabamento em vermelho.

No que se refere à gama, é nova a estrutura de três variantes, iniciando-se com a versão de entrada, Prime-Line, seguindo-se o nível intermédio, Exclusive-Line, para terminar no topo de gama, Homura. As duas versões de topo podem ser equipadas com um pack opcional de assistência à condução, reforçando o já vasto leque de tecnologias de assistência i-Activsense, inerentes ao Mazda MX-5.

O nível de equipamento Homura foi enriquecido com diversas soluções de cunho mais desportivo, incluindo bancos Recaro e espelhos retrovisores em preto. As versões equipadas com o motor mais potente Skyactiv-G 2.0 de 184 cv contam com um sistema de travagem Brembo, amortecedores Bilstein, barra anti-aproximação e jantes de liga leve BBS. A versão Homura também pode ser configurada com o atractivo bloco Skyactiv-G 1.5 de 132 cv, contando aqui com jantes de liga leve RAYS.

Em termos de transmissão, a caixa de seis velocidades manual, de curso curto e desportivo, é transversal a toda a gama, ficando a variante automática apenas disponível para as versões dotadas do bloco Skyactiv-G 2.0 das duas novas Edições Especiais que a Mazda propõe na variante MX-5 RF.

Duas Edições Especiais: Kazari e Kizuna

Em destaque na Geração 2023 estão duas novas Edições Especiais – Kazari e Kizuna – quase idênticas e, por isso, só identificáveis pelas diferentes e exclusivas combinações de cores, integrando estofos em pele Terracotta Nappa e capota de lona castanha na primeira delas e combinando estofos em pele Nappa branca com uma capota de lona azul, na segunda proposta. Para as variantes de capota rígida MX-5 RF (Retractable Fastback), o tejadilho é pintado em preto.

De série e entre a vasta oferta de equipamento, ambas as versões estão dotada do pack Driver Assistance, que, entre outros, contempla o sistema Smart City Brake Support frontal, faróis LED adaptativos (ALH), alerta de atenção do condutor (DAA), Traffic Sign Recognition (TSR) e (Rear Smart City Break Support (Rr. SCBS). Após mais de três décadas de vida e com vendas já bastante acima do patamar de 1,1 milhões de unidades, o Mazda MX-5 mantém um elevado nível de atractividade, em constantemente crescimento e aclamação por parte do público e da imprensa.

E há boas razões para isso: o icónico roadster da Mazda, que em 2016 garantiu o troféu de “World Car Design of the Year”, tem sabido evoluir e manter-se actual desde então, não só fruto do seu estilo enérgico, como pela eterna associação ao conceito Jinba Ittai, que coloca o condutor e o seu automóvel em perfeita harmonia.

A Geração 2023 do roadster Mazda MX-5, a par com a equivalente versão de tejadilho rígido MX-5 RF (Retractable Fastback), é proposta através de uma gama que, a partir do presente ano, passa a estar alinhada, em termos identificativos, com o restante catálogo da Mazda, adotando 3 dos novos níveis de equipamento e respetivos conteúdos, juntando-lhes as duas Edições Especiais.

Deixe uma resposta