Mais de 100 automóveis clássicos e neoclássicos de fabrico italiano participaram, este sábado, no Passeio dos Italianos, organizado pelo ACP Clássicos, em Lisboa e no Porto. Modelos emblemáticos, de diferentes eras da indústria automóvel, percorreram as estradas do Sul e Norte do país, revivendo a famosa cultura automobilística italiana.
O Passeio dos Italianos é uma iniciativa do ACP Clássicos que prossegue o legado de outros eventos semelhantes, para automóveis clássicos de origem inglesa, alemã ou francesa. A primeira edição teve duas localizações em simultâneo – a Sul, com partida em Lisboa, e a Norte, com partida do Porto, reunindo, no total, mais de 100 automóveis e largas centenas de entusiastas das ‘macchine più belle’.
Na capital portuguesa, os participantes reuniram-se, na Praça de Itália, no Restelo, local de partida ideal para um percurso que os levou em direção à Merceana, no concelho de Alenquer.
Na Invicta, as belas máquinas italianas ocuparam o espaço exterior da Fundação Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista, partindo depois em direção ao Minho e a Arco do Baúlhe, no concelho de Cabeceiras de Basto. Pelo meio, paragem no histórico Castelo de Guimarães, e uma passagem também na famosa zona do Confurco, em Fafe, um dos locais mais populares do Vodafone Rally de Portugal.
História e beleza sobre rodas
Nos dois grupos do Passeio dos Italianos foi possível observar uma enorme diversidade de exemplares de marcas como a Ferrari, Lamborghini, Alfa Romeo, Fiat, Lancia ou Maserati. Um belíssimo Lancia Aurelia Cabriolet de 1951 conviveu, por exemplo, com diferentes unidades do Fiat 500, entre eles um 500c de 1953. Um raro Lamborghini Espada da década de 1970 conferiu um toque de excentricidade ao passeio a sul, marcado também por um expressivo naipe de Alfa Romeo, onde estavam, por exemplo, os GT Bertone de diferentes versões e motorizações, ou um Alfa Romeo 33 de 1988. A norte, um dos exemplares mais carismáticos foi um Alfa Romeo Montreal da década de 1970, além dos Lancia Delta com o seu incomparável pedigree desportivo.
A organização do Passeio dos Italianos teve, desde a primeira hora, o apoio institucional da Câmara de Comércio Luso-Italiana, com o patrocínio institucional da Embaixada de Itália em Lisboa. O embaixador italiano em Portugal, Carlo Formosa, e o presidente da Câmara de Comércio Luso-Italiana, Santi Cianci, participaram no Passeio com um belo Alfa Romeo Spider. No final do evento, o embaixador Carlo Formosa destacou o carinho que existe em Portugal pelos automóveis italianos e pelo modo de vida que estes representam, que abarca várias gerações e diferentes estratos sociais.
Comentários recentes