Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Automóveis

Honda e Isuzu iniciam testes de camião a hidrogénio em estradas públicas no Japão

913visualizações

Com a cooperação da Honda Logistics Inc. e da Isuzu Logistics Co., Ltd., as empresas de logística do Grupo Honda e do Grupo Isuzu, respetivamente, começam hoje (22 de dezembro de 2023) a realizar testes de demonstração do GIGA FUEL CELL nas estradas públicas do Japão para verificar o potencial da utilização do combustível hidrogénio e a praticabilidade dos camiões FC (Fuel Cell – célula de combustível).

A Isuzu e a Honda acreditam que a tecnologia FC, que utiliza o hidrogénio como combustível, com zero emissões de dióxido de carbono (CO2), será eficaz para alcançar a neutralidade de carbono dos camiões pesados que são necessários para alcançar um transporte de alta eficiência (com a capacidade de condução de longa distância, grande capacidade de carga e reabastecimento rápido).

Desde a assinatura de um acordo em janeiro de 2020 para a realização de investigação conjunta sobre camiões pesados movidos a FC, as duas empresas têm trabalhado na verificação da compatibilidade do sistema FC nos camiões pesados e no estabelecimento de uma base para tecnologias básicas, como as tecnologias de controlo de veículos.

As duas empresas planeiam introduzir o modelo de produção no mercado em 2027, tirando o máximo partido da tecnologia, da experiência e dos conhecimentos adquiridos através da investigação conjunta. Os testes arrancam com um veículo a 22 de dezembro de 2023 e deverão decorrer até setembro de 2024, percorrendo toda a zona de Kanto (distritos de Tochigi, Saitama, Tóquio e Kanagawa).

Para além da compatibilidade com o mercado de veículos pesados, a Honda e a Isuzu pretendem avaliar o caráter prático do veículo (o camião pesado FC) no que respeita à condução na via pública, mas também na movimentação de carga e gestão do funcionamento do veículo, incluindo o reabastecimento de hidrogénio.

Deixe uma resposta