Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Automóveis

“DIH 4 Global Automotive” vai apoiar PME na transição digital

553visualizações

A Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal – irá liderar um novo projeto que pretende acelerar o desenvolvimento de novos produtos e soluções para apoiar e capacitar as pequenas e médias empresas (PME) da indústria: o “DIH 4 Global Automotive”, projeto apoiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.

O primeiro evento da iniciativa, que apenas termina em setembro de 2025, acontece já no próximo dia 16 de janeiro (terça-feira), a partir das 9h30, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos.

Um pólo de inovação digital pertencente à rede europeia EDIH Network, é assim que se assume o “DIH 4 Global Automotive” que irá – através da mobilização de conhecimento, infraestruturas e competências que permitam criar um ambiente digital inovador entre diferentes players da indústria automóvel – providenciar serviços de apoio à transição digital da cadeia de valor, quer ao nível do produto quer do processo, funcionando como um one stop shop para apoiar as empresas na resposta aos crescentes desafios digitais, ao mesmo tempo que aumentam a sua competitividade.

Kick off do projeto arranca com uma manhã de apresentações

O “DIH 4 Global Automotive” terá início numa conferência gratuita, organizada pela Mobinov e irá contar com a presença de Jorge Rosa, presidente da Mobinov, e de Luís Guerreiro, presidente do IAPMEI, que às 10h00 irão fazer a abertura da sessão. A este momento segue-se a apresentação do conceito do projeto “DIH 4 Global Automotive”, por Carlos Gonçalves. Já a partir das 10h40 realiza-se uma apresentação sobre cibersegurança na transição digital e, às 11h30, acontece uma exposição que tem como tema a inteligência artificial na transição digital. Posteriormente, acontecerá, ainda, uma sessão de matchmaking através do B2Match, às 12h00, e um almoço de networking, às 13h00.

Refira-se, ainda, que este novo projeto irá trabalhar ao nível do desenvolvimento de conceitos e produtos inovadores para o carro do futuro, apoiando as PME do setor no desenvolvimento de novas componentes para este automóvel e irá, também, auxiliar nas mudanças necessárias dos processos de produção associados à indústria 4.0 e ao conceito de fábrica do futuro.

Mais informações sobre o Plano de Recuperação e Resiliência português disponíveis em: https://recuperarportugal.gov.pt/.

Deixe uma resposta