Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Montanha

Gonçalo Janeira: “2023 foi um desafio positivo, aprendi muito, principalmente sobre os limites do carro”

1.4kvisualizações

O piloto-preparador do Fundão esteve presente em seis das oito provas do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2023, mas, nem as duas ausências, o impediram de dominar e vencer no Grupo Super Challenge B. Gonçalo Janeira faz um rescaldo positivo da temporada, apesar da alteração regulamentar que o fez ter de enfrentar na categoria adversários com “montadas” muito mais fortes do que o seu bem preparado Citroen AX GTi.

No início da temporada, o que esperava de 2023?

Visto estar inscrito nos LEGENDS, com o carro devidamente revisto e com um setup mais do que testado e eficaz para a Montanha, esperava que fosse uma temporada tranquila. Enganei-me ou fui enganado, visto estar o carro exatamente com as mesmas especificações da temporada 2022 e sem que houvesse quaisquer alterações no regulamento específico para o meu grupo “Legends Especial “, fui obrigado a mudar para a Categoria Super Challenge, onde me tornei ‘carne para canhão’, sendo forçado obrigado a competir com carros muito mais potentes.

Então, esse acabou por ser o maior desafio da época?

Claramente. Trabalhamos muito para nos conseguirmos adaptar ao andamento da concorrência, sem que a mecânica do Citroen AX  GTi cedesse, me deixasse pelo caminho e não conseguisse cumprir com os compromissos a que me propus com os patrocinadores. Foi um desafio positivo, pois aprendi muito, principalmente sobre os limites do carro e a equipa técnica do J. Janeira Racing Team está de parabéns.

Qual foi o melhor momento e o momento mais despontante?

O melhor momento…. foram vários. Discutir tempos com pilotos e carros de referência, melhorar os meus recordes nos traçados das rampas, receber elogios e comentários positivos de grandes ‘Senhores das Corridas’, triunfar na minha divisão, conquistando assim mais um título e ter sempre o apoio da família, amigos e patrocinadores.

O pior momento, foi sem dúvida o dia em que me mudaram dos Legends para os Super Challenge.

Que balanço faz da temporada?

Foi uma temporada de foco e muito trabalho, pois só assim se consegue atingir o sucesso tão desejado. Uma temporada desafiante em todos os aspetos, mas que no fim se mostrou muito gratificante.

Já tem os seus planos definidos para 2024?

Vamos voltar a estar no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, com o mesmo carro, que será alvo de um profundo trabalho de preparação e vamos nos desafiar a tentar fazer ainda melhor do que em 2023. Voltar a conquistar o Grupo SC B e fazer melhor do que o Top 12 absoluto que conquistamos em 2023 entre os Super Challenge.

Deixe uma resposta