Artigos recentes

Comentários recentes

Arquivo

Categorias

Meta

Ralis

Safari Rally: Rovanperä imparável!

credits: TOYOTA GAZOO RACING WRT
644visualizações

Kalle Rovanperä dominou a etapa de abertura do Safari Rally do Quênia, chegando ao fim desta jornda de sexta-feira com uma vantagem de 56,9 segundos, num dia de sonho para aToyota Gazoo Racing, que coloca três carros nos lugares do pódio.

fonte e fotos: WRC

O finlandês, bicampeão mundial em título, estava simplesmente intocável enquanto ele e o co-piloto Jonne Halttunen alcançavam os tempos mais rápidos em todas as seis speciais do programa, disputadas ao redor do Lago Naivasha. Os seus companheiros de equipa Elfyn Evans e Takamoto Katsuta contribuiram de forma decisiva ara o domínio da marca nipónica, colocando os seus GR Yaris Rally1 no segundo e no terceiro psoto, respectivamente, com a marca japonesa a capitalizar o que se revelou numa tarde desastrosa para a Hyundai Motorsport, depois dos seus pilotos Esapekka Lappi e Ott Tänak terem abandonado.

Lappi foi o adversário mais próximo de Rovanperä até meio do dia, mas uma falha na transmissão no seu i20 N Rally1 colocou-o fora da etapa. Isso elevou o seu colega de equipa Ott Tänak ao segundo lugar, mas também o estoniano abandonaria, com a direção quebrada após bater em uma pedra.

“Tenho que estar feliz”, afirmou Rovanperä sorriu. “na ultima classificativa as condições foram bastante difíceis. Não corri nenhum risco e fui contornando todas as pedras para tentar manter o carro inteiro. Eu adoraria ir ainda mais rápido, mas neste momento está tudo bem!”.

O líder do campeonato, Thierry Neuville, tornou-se a única esperança da Hyundai, embora o belga tenha enfrentado problemas com danos nos pneus, de que resultou a abertura de um buraco na carroçaria de seu Hyundai, forçando o belga e co-piloto Martijn Wydaeghe a usar óculos de proteção e máscaras contra poeira durante o que restava da secção matinal. Uma tarde mais positiva viu Neuville aproximar-se do pódio. Terminou o dia a apenas 6,5 segundos de Talamoto Katsuta.

Adrien Fourmaux,teve que lidar as dificuldades que o seu Ford Puma Rally1 enfrentou, batendo várias vezes com a proteção de cárter em algumas das seções mais difíceis, mas ele lidou bem com a dificuldade e manteve o quinto lugar depois de um dia relativamente limpo. O francês terminou a quase dois minutos da liderança, com o companheiro de equipa Grégoire Munster – a disputar o seu primeiro Safari em carros da categoria Rally1 – a uma distância semelhante.

Com Oliver Solberg prejudicado por problemas nos pneus, Gus Greensmith construiu uma liderança dominante no WRC2 e é sétimo da geral. Jourdan Serderidis, Kajetan Kajetanowicz e Solberg completaram o top 10.

Sábado é o dia mais longo do rali e conta com seis especiais totalizando 160,96km.

Deixe uma resposta